Temos, como educadoras, uma grande tarefa! Utilizar as mídias sociais no processo de ensino e aprendizagem! Como? A grande dúvida surge, pois temos pouco entusiasmo, ou quando, o possuimos, logo passa, devido as dificuldades que se apresentam e muitas vezes desistimos das idéias primordiais e deixamos de avançar. Concordo com a colocação de Juliana da Silva Dias Barbosa em: AS MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO no site:
“... aspectos relacionados a inserção das mídias sociais como espaço de aprendizagem na sala de aula e no contexto educacional representa um grande desafio para este profissional, já que a formação inicial de professores não privilegia questões relacionadas à utilização das TIC e, em especial, ao uso das redes sociais no espaço escolar.”
Hoje, para nós, professoras, usando a Mídia Social (Moodle) como ferramenta de aprendizagem, estamos inseridas num grupo que vai privilegiar o uso dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, pois estamos percebendo o seu verdadeiro valor, fazendo da mesma nossa ferramenta no processo de aprendizagem.
Como educadoras precisamos disponibilizar essas ferramentas, precisamos observar o educando num mundo diferente daquele do qual crescemos e aprendemos. Não podemos nos abster do uso dessas novas tecnologias e sim nos apropriar delas para aprimorar o processo de ensinar e aprender, sendo facilitadoras de aprendizagem, tendo o aluno como um colaborar, fazendo uso da interação, interpretação para desconstruir e reconstruir objetos do conhecimento.
O internetês faz parte do conhecimento que o aluno traz em sua bagagem, cabe a nós educadoras usá-lo como ponto de partida para situar o aluno nos momentos de utilização dessa linguagem, e o momento de utilização de linguagem erudita, não desconsiderando em momento algum o conhecimento intrínseco a ele.
Fazer uso de mídias sociais para aprofundar e elaborar discussões de grupos, apresentações de trabalho aproxima o aluno com o professor e os alunos entre si. Permitir que haja interação entre os que fazem muito uso das mídias sociais com os que a ocupam pouco ou nada. Pois nem todos tem o mesmo conhecimento, permitindo assim a construção coletiva do apoderamento do objeto do conhecimento e do próprio método utilizado.
Por: Lidiane Wrubel Lanius
Acadêmica de Pedagogia
Polo Três de Maio
UFSM – EAD
Lidiane
ResponderExcluirHoje nosso espaço/tempo difere muito daquele que vivenciamos quando tínhamos 9, 10 anos... É preciso que hoje, enquanto educadores, tenhamos uma visão mais ampla do conceito de infância e de tudo que o cerca, para que possamos trabalhar de forma efetiva em sala de aula.
Abraços
Naila